
Uma Itália além dos cartões-postais. Três destinos para
elevar o seu roteiro e viver o país de um jeito mais
autêntico.
Publicado em 09/12/2025 • por Grupo TECNO
A Itália é um dos destinos mais desejados do mundo. Sempre que se pensa em viajar, o país aparece no radar, seja pela gastronomia, pela história ou pela beleza das cidades. Mas, além de Roma, Veneza e Florença, existe uma Itália menos conhecida e igualmente encantadora, onde ainda é possível vivenciar de perto a verdadeira cultura italiana e fugir das multidões.
Tanto nas capitais como em pequenas localidades. Cada região tem um sotaque próprio, e não apenas no idioma. O norte é marcado pela elegância urbana e pelos Alpes; o centro, pela herança artística e pelas paisagens cinematográficas da Toscana; já o sul traduz a alma mais vibrante do país. Essa diversidade cria uma identidade única: um país pequeno em território, mas imenso em cultura, gastronomia e estilo de vida.
Entre tantas possibilidades, confira uma curadoria de três destinos que fogem do roteiro tradicional e revelam um lado mais autêntico da Itália e merecem estar no seu próximo roteiro de viagem.


Foto: Reprodução do site oficial da Villa Paolla.
O mar mais bonito da Calábria. A cidade foi eleita um dos vilarejos mais encantadores da Itália e impressiona com suas águas cristalinas e construções históricas cravadas sobre falésias. Localizada a algumas horas de Roma, Tropea mistura charme mediterrâneo, história e boa gastronomia. Uma boa opção de hospedagem é o Villa Paola, um antigo convento do século XVI que combina conforto e vista panorâmica do mar Tirreno. Para o jantar, o Ristorante 3Nodi oferece pratos de frutos do mar frescos e uma atmosfera elegante à beira-mar.
Pequena e harmônica, Pienza é considerada um dos exemplos mais belos do urbanismo renascentista. Suas ruas de pedra e varandas floridas revelam vistas amplas para o Val d’Orcia, uma das regiões mais cinematográficas da Toscana.
Em termos de hospedagem, a região oferece excelentes opções. O Relais Il Chiostro di Pienza, instalado em um antigo mosteiro, é uma excelente escolha para quem busca conforto e localização central. Já o Palazzo Massaini, situado em um castelo histórico cercado por vinhedos e olivais, oferece uma autêntica e cênica experiência de agriturismo nas colinas próximas a Pienza.
Juntos, formam um duo que transforma o hábito de servir em experiência, seja em um momento de pausa individual ou em uma noite entre amigos. O vidro espelhado grafite, a iluminação por LED e o acabamento metálico reforçam a elegância discreta que caracteriza o projeto, criando uma presença sutil, silenciosa e sofisticada.

Foto: Reprodução do site oficial do Relais Il Chiostro di Pienza.

Foto: Reprodução site oficial do restaurante Matsuhisa Cala di Volpe.
Localizada na Costa Esmeralda, Baia Cannone é um refúgio de mar cristalino e atmosfera tranquila. Próxima a Porto Cervo, é ideal para quem deseja explorar a Sardenha em um ritmo mais reservado, mas com excelente estrutura. O icônico Hotel Cala di Volpe, A Luxury Collection é uma referência em hospitalidade e design mediterrâneo. Para almoço ou jantar, o Matsuhisa Cala di Volpe, do chef Nobu Matsuhisa, oferece uma fusão refinada entre a culinária japonesa e ingredientes locais, à beira do mar.
Inspirações para
quem vive a cozinha.

Para além de Roma e Veneza

Emilia-Romagna: da arte ao design italiano

Um projeto com toque industrial
Bertazzoni no Voyage Lifestyle Show
Entre o design e o cotidiano
Eventos de design que valem a pena acompanhar
Curadoria: sentir-se na Itália, sem sair do Brasil
Coleção Master Bertazzoni: design e performance

A casa de vila de Isa Scherer e Rodrigo Calazans

A cozinha retrô de Natalia Vasconcelos

Château Carmelo por Priscilla Muller

25 anos do Grupo TECNO

Conheça a Elica